História

Na década de 60 a Franklim Oliveira Alves Prata iniciou a sua atividade de revenda de combustíveis num posto de abastecimento da marca Sonap, em nome individual. Dedicando-se também á distribuição e comercialização de gás embalado e lubrificantes da mesma marca.
Após a revolução de 25 de Abril de 1974, consequente nacionalização das diferentes empresas ligadas ao petróleo e derivados, e criação estatal da Petrogal, nasceu a Franklim Prata, Lda. companhia que incorporou e fomentou toda a atividade desenvolvida até então pela Franklim Oliveira Alves Prata.
Em 1996, com o objectivo de expansão do negócio de comercialização e distribuição de gás embalado, foi criada a Franklim Prata Distribuição de Lubrificantes e Gás Lda. Iniciava-se assim um processo de crescimento exponencial perspectivando a dinamização do negócio.

Em 1997 foi dado um novo passo na história do das empresas. Percebendo uma necessidade premente no mercado e aproveitando a ligação existente ás petrolíferas, apostou-se na captação e gestão de activos de gás canalizado. Nasceu assim a Franklim Prata – Instalação de Redes de Gás. Lda.

Com a evolução do mercado da construção e fruto das necessidades e solicitações do mercado, a Franklim Prata – Instalação de Redes de Gás, Lda. rapidamente evoluiu para novas áreas de intervenção nos domínios da climatização, energias renováveis, eficiência energética, e manutenção de sistemas.

Desde 2006 que a Franklim Prata – Instalação de Redes de Gás, Lda. tem contratualizada a prestação de serviços para as principais empresas nacionais distribuidoras de gás natural.

Em 2012, assiste-se á reestruturação societária de todas as empresas (Franklim Prata, Lda., Franklim Prata Distribuição de Lubrificantes e Gás Lda. e Franklim Prata – Instalação de Redes de Gás, Lda.) e correspondente aumento de capital social das empresas. Conceptualizada pelo sócio maioritário Anésio Prata é criada a marca comercial FRANKLIM PRATA – ENERGIA!